06 fevereiro 2006

Assessoria de imprensa, truco na redação e humildade

Por Olvídio Mor Horelhãns

A frase “fale com o meu assessor” veio para ficar, com seus prós e contras. De positivo, as assessorias de imprensa ajudam a organizar o fluxo de informações. Muitos colegas são extremamente prestativos: ora trazem o cafezinho no momento exato, ora fornecem com singeleza seu cartão.

Há também aquela pastinha dada em coletivas, cujo aproveitamento se limita à caneta e ao bloquinho, de grande utilidade para anotarmos o placar de qualquer carteado, jogo de palitinhos e afins. Na redação de A Primeira Vítima, às vezes levamos horas para iniciar uma partidinha de truco justamente por falta desse material.

O bicho pega quando há um podre a esconder. Aí o cafezinho já está frio. Surgem frases bizarras como “ele acabou de entrar numa reunião”, “a gente vai estar tentando localizar (sic) ele, para estar entrando em contato com ele e estar transmitindo o recado” e por aí vai.

Quando o jornalista se dá conta, faltam 19 segundos para entregar a matéria. E sobram palavrões na orelha vindo dos mais variados chefes. (Você já reparou que no momento do fechamento surgem chefes de tudo quanto é lado?).

Pois bem, a matéria “'Se Deus tivesse trabalhado no sétimo dia, o mundo não seria assim', diz Alquimim”, de Olvídio Mor Horelhãns – nada mais, nada menos do que o maior jornalista do Brasil, do mundo e de Santo André e região – é uma verdadeira aula de como o jornalista deve estar atento às manobras das assessorias.

Primeiro houve o delírio de uma delas sobre declarações do Gerardo. Depois o repórter teve de recorrer ao mesmo serviço, só que desta vez do lado do Bem. Chamou-me a atenção o fato de o maior jornalista do... (vocês já sabem) não ter conseguido o contato com Deus. Fui obrigado a esclarecer tal fato.

Olvídio Mor Horelhãns disse que fala consigo mesmo todos os dias e que por isso fez uso da assessoria do Todo-Poderoso (que confidenciou meigamente se tratar dele mesmo) por questão de humildade. “Muitos evocam o meu nome em vão e isso às vezes me chateia. Acho que tenho direito a um descanso”, desabafou.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home