17 maio 2006

Por trás de uma pequena obra, um grande projeto

Por Olvídio Mor Horelhãns

A reportagem “Lulla lança livro em contraposição a FHC”, do brilhante Olvídio Mor Horelhãns, demonstra a força de outra seção de sucesso de A Primeira Vítima: “Dicas de Primeira”. O espaço estreou com o título “Um Accidental President du Brasil - A Memoir”, de Ferrando Henriquieto Caroço, um livro-reportagem no melhor estilo a verdade nua e crua.

A repercussão foi imediata (não poderia ser diferente). O meio acadêmico amou, especialistas adoraram, a intelectualidade vibrou e puxa-sacos de toda ordem correram às livrarias, que registraram recordes de vendas após a publicação em A Primeira.

O presidente Lulla, prevendo o alcance da matéria no noticioso, rapidamente decidiu contribuir para com a literatura nacional. Transmitiu com exclusividade a este humilde repórter a produção de sua mais brilhante obra: “Lulla lá e os 40 amigões”.

O companheiro faz um recorte da realidade compreendida desde as primeiras tratativas para a campanha eleitoral de 2002 até os mais recentes acordos para o pleito que se avizinha. Sem dúvida, trata-se de uma pequena obra sobre um grande projeto.

O jornalismo sério, envolvente, com um futebol moleque (já estou no clima da Copa) tem dever de abrir espaço para iniciativas de interesse nacional. As duas obras contêm esse teor. Bibliotecários do Brasil, do mundo e de Santo André e região ligaram para a Redação solicitando detalhes de como adquirir os livros. Disseram que nunca o gênero auto-ajuda esteve tão em alta. Os autores que o digam.

1 Comentários:

At 10:31 AM, Anonymous Anônimo said...

Ué, entrou de novo a coluna do dia 9/05?

 

Postar um comentário

<< Home