29 maio 2006

Jornalista não gosta de suíte

Por Olvídio Mor Horelhãns

A frase do título acima é muito corriqueira em qualquer Redação. Não se trata de uma referência a aspectos arquitetônicos e, sim, a um jargão do meio jornalístico.

Suíte, segundo o Houayss, é o “desdobramento de matéria já publicada em edição anterior pelo veículo ou por outro órgão da imprensa”.

Significa dizer que o jornalista, de modo geral, quer o novo. Nada de mal nisso. A ressalva é que às vezes é melhor fazer o “velho” bem explicado do que o “novo” nas coxas.

A falta de organização, o desinteresse, a vontade de “mostrar serviço” para o chefinho estão entre os fatores que despertam ojeriza à suíte. E o leitor? Que se exploda!

Porém, em A Primeira Vítima, não é assim. Um exemplo recente foi o trabalho de Olvídio Mor Horelhãns, iniciado com a matéria “Menininho lança campanha ‘Tô com Fome’”.

As outras duas, “‘Tô com fome” já é sucesso nacional, diz Menininho” e “Tribunal julga abusiva greve de Menininho”, são belos exemplos de suítes.

Horelhãns tratou o tema do começo ao fim. Isso é reflexo de alguém que acredita em um trabalho bem feito apostando na suíte.

E o Menininho cumpriu a palavra. Galera, a festa de inauguração da minha mais nova suíte de frente para o mar é amanhã, na avenida Atlântica, altura do 1.700, em Copacabana.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home