27 julho 2005

Ombudsman: a verdadeira origem da palavra

Caros leitores,

Muitos dizem saber a origem da palavra ombudsman, mas só uma pessoa que tenha estudado a etimologia a fundo, com pós-doc em oito universidades de Santo André e região, pode verdadeiramente falar com propriedade. No caso, nada mais nada menos do que Olvídio Mor Horelhãns.

Segundo eu, ou melhor, o estudioso, a palavra ombudsman é de origem nacional. Mais precisamente de Santo André e região. Sofreu influência anglo-saxã. O prefixo "om" é uma variante do "on", que por sua vez vem de "The book is ON the table." Assim, "om" significa "em cima de", "por cima de", "em riba de".

O radical "buds", essência do vocábulo, tem origem no oculto reflexível de terceira pessoa da expressão já consagrada de nosso folclore nacional "segure o tchan / amarre o tchan / segure o tchan / tchan tchan tchan tchan". E por fim o sufixo "man", também de origem anglo-saxã, que fecha o significado da palavra, dando a masculinidade necessária às atribuições do profissional.

Portanto, numa tradução livre, ombudsman significa "homem que fica por cima da bunda". Em outras palavras, aquele que coloca no... dos colegas. Claro, com o aval dos prezados leitores.

Olvídio Mor Horelhãns.
“Sem ética, não há ética” – frase pilar do pensamento olvidiano.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home